Um Trem para as estrelas

Um Trem para as estrelas

UM TREM PARA AS ESTRELAS

Por Josivaldo Rodrigues

Quis o destino que todos nós, Brasileiros aqui presentes, viéssemos aportar neste maravilhoso país chamado Canadá. Como a própria tradução se refere ao nome Canadá, “VILA,” hoje estamos aqui para reverenciarmos a nossa vila. A Vila Brasileira no Canadá.

Quem somos nós?

Somos embaixadores naturais do Brasil no Mundo; os melhores embaixadores do Brasil no Mundo. Somos pessoas batalhadoras, guerreiras e que buscam um lugar ao sol. Esta é uma resposta mecânica e recheada de clichês e que em nada condiz com o que realmente somos.

Então, quem somos nós?

Para se obter uma resposta condizente e que traduza-nos de maneira satisfatória sobre quem realmente somos, é preciso que olhemos para dentro de nós mesmos e busquemos lá no fundo do nosso ser a melhor resposta que possamos dar de maneira subjetiva, talvez, ou de forma coletiva. Contudo, podemos afirmar sem erros que nós somos a alegria!!!! Nós somos a solidariedade!!! Nós, Brasileiros, somos o maior tesouro que um país pode ter; o seu povo.

Ao sairmos do Brasil, deixamos para trás sonhos, projetos, família, amigos.. a saudade é tamanha que não podemos medi-la. Embarcamos em um trem rumo às estrelas! Trouxemos na bagagem: coragem, determinação, medos, esperança e vontade de viver dignamente.

Fomos recebidos pelo Canadá de braços abertos e aqui fincamos bandeira, a Bandeira Brasileira; o nosso lindo pendão verde e amarelo, muito embora não tenhamos o mesmo lábaro estrelado; haja vista, estamos no Hemisfério Norte e aqui o Cruzeiro do Sul não pode ser visto.

Trinta anos se passaram e hoje, nesta ocasião muito especial, celebramos essas três décadas da nossa presença. É, sem dúvida, uma ocasião merecedora de louvores, pois a mesma é deveras apropriada. E por que não fazermos uso do superlativo absoluto e dizermos que esta festa é apropriadíssima?

Esta ocasião congraça Brasileiros dos quatro cantos do Brasil que aqui estão, os quais trouxeram em suas almas: a cultura regional e em comum, a Língua Portuguesa! A nossa amada Língua-Mãe, a qual é o nosso maior ponto de referência e identidade no mundo perante às outras raças e etnias.

Assim como o Canadá, a nossa Comunidade Brasileira no Canadá é um mosaico de cores, crenças, danças, sotaques e tradições que, juntos, formam a nossa existência. E é exatamente essa diversidade cultural e antropológica que nos torna especiais diante do mundo; essa mistura nos torna BRASILEIROS!

Brasileiros que um dia pegaram um TREM PARA AS ESTRELAS e que até hoje, por onde passam, deixam saudades em um rastro de alegrias infinitas.

 

Página 2 de 2

 

One Comment
Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your comment:

Your name: